Bombeiros registram mais de 250 chamados de focos de incêndio na Grande BH em 2 dias
26/08/2025
(Foto: Reprodução) Mais de 250 focos de incêndio foram registrados no fim de semana na RMBH
Incêndios em lotes vagos e áreas de preservação marcaram o cenário da Grande Belo Horizonte nos últimos dias. Em dois dias, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca mais de 250 ocorrências relacionadas a incêndios. O tempo seco e o calor, típicos desta época do ano, contribuem para a rápida propagação das chamas.
Nesta segunda-feira (25), moradores do bairro Jardim Laguna, em Contagem, foram surpreendidos por um incêndio em um lote vago. O fogo se espalhou rapidamente e se aproximou de um galpão de uma empresa e de uma escola, cobrindo a região com fumaça.
Já em Belo Horizonte, no bairro Taquaril, bombeiros foram acionados para combater um incêndio na Avenida Santa Tereza, onde as chamas chegaram perto de casas.
Em dois dias, foram registradas:
Incêndio em lote vago: 77 ocorrências
Incêndio as margens de rodovia: 27 ocorrências
Incêndio em área não protegida (urbana e rural): 146 ocorrências
Incêndios em Unidade de Conservação e entorno: 06 ocorrências
Total: 256 chamadas
Parque Estadual Serra Verde
O Parque Estadual Serra Verde, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, tem sido monitorado de perto. O local registrou seu terceiro incêndio em menos de 15 dias, com o mais recente ocorrendo ontem, consumindo parte da área de vegetação, que é uma transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado.
O fogo se aproximou do estacionamento da Cidade Administrativa. Quarenta e sete agentes, entre bombeiros e brigadistas, trabalharam para combater as chamas. Uma aeronave dos bombeiros foi usada para dispersar água sobre o local, impedindo que o fogo avançasse para dentro do parque.
No domingo (17), as chamas no parque apresentavam risco de atingir a rede elétrica. Dias antes, em 9 de agosto, cerca de 25 hectares foram consumidos em outro incêndio. Os bombeiros indicaram que este último pode ter tido origem criminosa.
Área queimada no Parque Estadual Serra Verde.
Globocop
Ação humana
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Henrique Barcelos, explicou que o período de estiagem, com baixa umidade, ventos e temperaturas altas, cria um ambiente propício para incêndios em vegetação. Segundo ele, mais de 90% das ocorrências são causadas por ação humana.
As causas variam desde imprudência, como a queima de lixo, até a ação criminosa de incendiários.
"As principais causas são a ação humana. Mais 90% das causas de incendio de vegetação ocorre pela ação humana, seja por imprudência porque colocou fogo em amontoado de lixo tentou fazer a limpeza de um terreno seja também pela ação criminosa de incendiários que fazem isso propositalmente", afirmou Barcelos.
Incêndio atinge Parque Serra Verde, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte
CBMMG/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Incêndio na Serra do Rola-Moça é controlado pelos bombeiros
Incêndio atinge Parque Serra Verde; VÍDEO
Bombeiros combatem mais um incêndio no Parque Estadual Serra Verde
Vídeos mais vistos no g1 Minas: