Santa Casa representa o Brasil em congresso internacional de oncologia pediátrica
04/07/2025
(Foto: Reprodução) Instituição é referência em projetos como Hora Dourada, que promovem diagnóstico e redução de riscos Fisioterapeuta paliativista e intensivista da instituição teve pôster sobre avaliação da dor em crianças aceito no SLAOP/ACHOP 2025
A Santa Casa de Maceió participou do Congresso SLAOP/ACHOP 2025 – Iluminando vidas, multiplicando sonhos, promovido pela Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica e pela Associação Colombiana de Hematologia e Oncologia Pediátrica. O evento foi realizado em Cali, na Colombia, entre os dias 11 e 14 de junho.
MINUTO SANTA CASA 04/07
Em agosto de 2024, o trabalho “Relato de experiência da criação de uma roda de conversa sob a perspectiva da Aliança Amarte” foi premiado durante o 4º Encontro da Aliança Amarte – St. Jude Global, evento realizado na cidade de Barretos, São Paulo. A conquista garantiu o financiamento da participação da fisioterapeuta paliativista da instituição e integrante da Fisiocoop, Rafaela Vanderlei, no encontro colombiano.
MINUTO SANTA CASA
SANTA CASA DE MACEIÓ
“Com a oportunidade, encaminhei um novo resumo científico. Ele foi aceito no congresso entre os cerca de 300 resumos. O pôster apresentou um manual para avaliação da dor em crianças com doença oncológica e a ação da fisioterapia, associada à conduta médica”, explicou Rafaela. O trabalho tem como autoras as oncologistas pediátricas da Santa Casa de Maceió, Alessandra Lamenha e Fabiana da Silva.
MINUTO SANTA CASA
SANTA CASA DE MACEIÓ
ALIANÇA – A Santa Casa de Maceió faz parte do grupo dos 33 centros hospitalares em todo o país que compõem o programa “Aliança AMARTE”, projeto idealizado pelo Hospital de Amor, em Barretos (SP), em parceria com o St. Jude Children´s Research Hospital, de Memphis (EUA). A iniciativa busca as melhores estratégias para o diagnóstico precoce e tratamento de crianças e adolescentes com câncer no mundo.
MINUTO SANTA CASA
SANTA CASA DE MACEIÓ
“Fazer parte da Aliança é um desejo de diversas instituições no Brasil, assim como promover ao serviço um olhar assistencial amplo, ofertando ao paciente, família, e equipe, um elo importante, de confiança e compromisso. Estar na Aliança e poder representar o Brasil, a Santa Casa e o Estado de Alagoas, em um evento de tal grandeza, como o SLAOP/ACHOP 2025, foi uma enorme satisfação para mim. Como fisioterapeuta, sei a importância da minha profissão e como fazemos diferença na vida dos pacientes”, destacou Rafaela Vanderlei.
Além da Aliança AMARTE, a Santa Casa de Maceió também faz parte do Hora Dourada, que avalia o risco de neutropenia febril em crianças com doença oncológica, otimizando o tempo de ação e reduzindo risco de complicações para as crianças. Na Santa Casa Farol, entre outras vantagens, o projeto reduziu em 85% a ida de pacientes oncológicos pediátricos em UTI por infecção.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874